Taylor's LBV 2003


Para quem não sabe, a Taylor's "inventou" o estilo de Porto Late Bottled Vintage, vulgo LBV. Um vinho do porto Ruby de um só ano, seleccionado pela sua elevada qualidade engarrafado depois de um período de envelhecimento de entre quatro a seis anos. A maioria está pronta a ser consumida na altura da compra, mas alguns continuam o seu envelhecimento em garrafa. São geralmente vinhos muito frutados, apelativos, fáceis de beber. São vinho de sobremesa que acompanham muito bem doces e bolos à base de chocolate e fruta e também alguns queijos, principalmente os chamados azuis e o nosso Serra ( eu gosto muito desta ligação).

Este vinho foi feito com as castas tradicionais do Douro, com uvas próprias das vinhas da Taylor's e também compradas, principalmente do Cima Corgo e Douro Superior.
Tem uma cor muito escura.
Aroma intenso e guloso, que nos começa por dar minerais finos, chocolate amargo e algum químico. Depois abre as flores e para a fruta, principalmente ginjas e cerejas maduras. Ligeiro balsâmico.
Boca encorpada e com uma bela acidez. Boa mistura de fruta, flores, minerais e chocolate preto amargo. Belo final, longo e muito guloso.

Gsotei muito deste LBV. Complexo, guloso, com tudo no sítio. Uma uma forma belíssima de acabar uma refeição, acompanhando uma sobremesa ou mesmo a solo. Ainda por cima, tem um excelente preço de 11 euros numa grande superfície. Recomendo vivamente. 16,5.
publicado por allaboutwine às 08:27 | link do post | comentar