Quinta do Portal branco 2008

A Quinta do Portal é um produtor de referência no Douro. Uma empresa bem sucedida, com belos vinhos, uma grande aposta no enoturismo, com a Casa das Pipas, onde recentemente foi distinguida com um prémio nacional no concurso Best Of Wine Tourism.
Em pleno coração do Douro, e com as castas tradicionais da região, saem vinhos que nos deliciam, desde os belos Moscateis, passando pelo Portos e pelos espumantes e acabando nos vinhos de mesa, onde o seu expoente mais alto será o Auru, um vinho de excelência que só sai em anos considerados ótimos.
Agora falo do Quinta do Portal colheita, aqui na sua versão branco. Um vinho feito com as castas Rabigato (35%), Malvasia Fina (30%), Gouveio (25%), e Viosinho (10%). Um quarteto que estagia em inox em contacto com as borras.
Sai da garrafa com uma cor amarela citrina.
Aroma com boa intensidade, onde sobressaem notas florais, bem acompanhadas pela fruta, que lembra abacaxi, manga e maracujá. Depois vêm frutas menos axóticas, tipo maça e pêra verde. Toque alimonado.
Boca de bom corpo e bastante fresca. Como no aroma, sentimos fruta exótica tipo ananás, abacaxi, maracujá, manga. Toque floral. Final longo e fresco.
Temos aqui um vinho com alguma complexidade, muito fresco e frutado. Uma bela escolha para beber como aperitivo ao a acompanhar pratos leves. Uma boa escolha. 15,5.
publicado por allaboutwine às 12:05 | link do post | comentar