Prima tinto 2007

Deixamos o Douro entramos em terras espanholas, no Duero. Ao contrário do Douro, cujos vinhos de mesa são feitos com uma grande variedade de castas, no lado espanhol reina o Tempanillo (Tinta del País, Tinto de Toro), a nosso Tinta Roriz e mais a sul, o Aragonês. Em Portugal é principalmente uma casta de lote, em Espanha ela atinge o expoente máximo no que toca a qualidade. Os vinhos monovarietais de Tempranillo impressionam.

As Bodegas Mauro é um dos grandes produtores da região, com vinhos ícon como o Mauro, o San Roman e o Terreus. Na linha de entrada temos o Prima, um vinho que fica abaixo dos 10 euros e é feito com 90% de Tempranillo e 10% Granache. Estagiou durante 12 meses em barricas de 1 e 2 anos de carvalho francês e americano.
Tem uma cor escura, concentrado.
Aroma intenso e muito guloso. Entre algumas notas balsâmicas, com toques de cera e eucalipto, encontramos baunilha farta, doce de tomate e cerejas pretas. Ligeira nota especiada, com pimenta preta.
Boca encorpada e com uma boa acidez. Segue a linha do aroma, com sabores frutados, balsâmicos e doce de tomate. Final longo e guloso, mas com uma acidez capaz de compensar algum excesso.

Temos aqui um belo tinto. Um vinho moderno, muito guloso, num perfil que pode não agradar aos mais conservadores, mas ninguém lhe fica indeferente. Foi feito em Espanha mas podia ter sido feito em qualquer parte do mundo, assim tenham os meios e o conhecimento. Pode-se adquirir por menos de 10 euros. 16,5.
tags: ,
publicado por allaboutwine às 12:02 | link do post | comentar