Azul Portugal (Bairrada) tinto 2006

Um vinho proveniente das Caves do Solar de São Domingos com a enologia de Nuno Bastos e Susana Pinho. Um vinho premiado com a "Commended Medal" no International Wine Challenge Londes 2009. Foi feito com as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Baga. Processo tradicional de fermentação em contacto pelicular prolongado a temperatura controlada em pequenas cubas de inox.

Tem uma cor granada com boa concentração.
Aroma com boa intensidade com boas notas de fruta vermelha a lembrar morangos e framboesas, tudo num perfil fresco e nada enjoativo. A par da fruta temos ainda um lado mais vegetal e um toque floral.
Boca com corpo mediano e com uma boa acidez. Ligeiramente mais vegetal que no nariz, acompanhada da fruta que encontrámos no aroma, vermelha, elegante. Final mediano e com boa acidez.

Temos aqui um vinho com um perfil que se aproxima do Bairrrada clássico, mas com toques modernos. O lado mais vegetal está bem acompanhado pela fruta elegante e algumas flores provenientes da Touriga Nacional. Está bem feito, é agradável e tem tudo, inclusivé o preço, para ter sucesso. 14,5.
publicado por allaboutwine às 02:14 | link do post