Duorum tinto 2007


Este vinho já não é novidade, aliás, o 2008 deve estar aí a rebentar. Foi o primeiro vinho a sair do projecto Duorum. Um novo projecto em terras durienses de dois grandes nomes do vinho em Portugal, José Maria Soares Franco, que era o responsável pela enologia de grandes vinhos portugueses, como por exemplo o Barca Velha, e João Portugal Ramos, produtor do (entre outros) conhecido Marquês de Borba e talvez o principal revolucionário dos vinhos elentejanos modernos. Daqui só poderiam sair produtos de grande qualidade.
Operando no Cima Corgo e Douro Superior com vinhas velhas alugadas, partiram também para a plantação na Quinta do Castelo Melhor das castas tradicionais da região, tais como Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz e também outras, entretanto esquecidas nos novos encepamentos no Douro mas que aqui pretendem revitalizar, como o Sousão e a Tinta Francisca.
Palco montado, equipa determinada, passemos ao vinho em questão.

Foi feito com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Parte das uvas destinadas a este vinho são esmagadas em lagares de inox e a restante desengaçada e esmagada. Fermentam em cubas de inox e estagiou em barricas de carvalho francês e uma pequena percentagem em carvalho americano durante cerca de seis meses.
Cor muito escura, concentrada.
Aroma intenso em que no princípio começa por nos dar notas um pouco austeras e que nos lembram minerais, fumado, cacau. Depois abre para flores, mato. A fruta aparece sob forma de ameixas e cerejas. Toque abaunilhado.
Boca com bom volume e com uma bela acidez. Tem tudo o que encontramos no aroma, mas com a baunilha mais saliente, a marcar um final longo.

Temos aqui um vinho cheio de qualidade, em que começa algo austero, agreste, mas depois abre para uma bela fruta, flores e baunilha gulosa. Melhorou bastante no dia seguinte a ser aberta, deixado a seu ar austero e mostrando o que realmente vale. Um belo vinho, muito duriense, com toque guloso e muito fácil de gostar. 16,5.
publicado por allaboutwine às 03:27 | link do post | comentar