Assis Lobo Moscatel 2003
É muitas vezes deixado de lado como vinho de fim de refeição, sendo quase sempre bebido como aperitivo e da gama mais acessível. Um bom Moscatel é um belo vinho para acompanhar doçaria, ou mesmo sozinho num fim de uma refeição.
A Casa Agrícola Assis Lobo é um dos protagonistas da região. Situada no coração da Península de Setúbal e seguindo uma tradição familiar, a Casa Agrícola Assis Lobo, localizada em Palmela, produz vinhos a partir das suas vinhas localizadas nas zonas mais nobres da região, nomeadamente no Lau, Fonte da Barreira e Fernando Pó.
Cor ambar de concentração média/alta. Aroma intenso, com muitas notas meladas, futa em passa, flores e algum caramelo. Boca gorda, doce, com boa acidez. Temos sabores a caramelo e mel, com fundo de flores e frutas em passa. Final longo e com alguma complexidade.
Temos aqui um Moscatel de boa qualidade. A meu ver, peca um pouco por ser algo pesado, onde falta a frescura para amparar tamanha doçura e corpo. Bebe-se muito bem, mas temos de ter atenção à temperatura, que não pode ser excessiva sob pena de o vinho se tornar enjoativo. 15,5.