Quinta do Francês tinto 2007

Começamos a sentir o Algarve com outra atitude, a vê-lo com outros olhos. Com olhos de descoberta e contentamento por estar a surgir uma região nova e com vinhos de qualidade. Sim, região nova, porque o que existia
era medíocre, nada parecido com o que começa a desabrochar.
A Quinta do Francês é um projecto recente, com plantação das castas em 2002 e com a primeira colheita a sair somente em 2006. As castas plantadas nos terrenos xistosos da Quinta, em Odelouca, junto à Serra de Monchique foram o Aragones, Cabernet Sauvignon, Syrah e Trincadeira. Um terroir muito parecido com o Douro e que dão origem a vinhos muito característicos. A enologia está a cabo do próprio dono da Quinta, Patrick Agostini, francês residente no Algarve e da consultoria da WineID (Claudia Favinha e Antonio Maçanita).
Este vinho em prova é a segunda colheita. Foi feito com as castas Trincadeira, Aragonês, Cabernet Sauvignon e Syrah e estagiou em barricas de carvalho francês novas durante 20 meses.
Tem uma cor escura, muito jovem.
Aroma intenso e muito frutado, a lembrar cerejas e amoras. Depois vêm aromas mais terrosos e especiados, onde temos forte presença de baunilha.
Boca gorda, encorpada, e com boa acidez. Temos de novo muita fruta, muito bem envolvida na baunilha e em notas mais secas e terrosas. Belo final, longo e muito saboroso.
Temos aqui um belo vinho algarvio. Um vinho complexo, com carisma, onde se sente toda a sua juventude e força. Tem um lado mais austero, com mineralidade evidente e muito bem vinda.
Um bom projecto no Algarve, ao qual auguro um futuro risonho. 16,5.
publicado por allaboutwine às 13:27 | link do post | comentar