Quinta da Garrida tinto 2006

A Quinta da garrida é um dos ex libris da Aliança e mesmo do Dão. O seu Touriga Nacional Reserva, com a colheita 2005 atingiu o topo, sendo considerado Prémio de Excelência pela Revista de Vinhos. Além desse topo de gama, existe o Garrida como entrada de gama e o Quinta da Garrida, numa gama intermédia. É desse vinho que vou falar, um vinho medalhado a ouro no prestigiado Wine Challenge.
As castas que lotearam o vinho foram o Jaen, a Tinta Roriz e a Touriga Nacional. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%).
Tem uma cor escura.
Aroma intenso e complexo. Notas frutadas de cerejas e amoras, muito bem envolvidas em baunilha e balsâmicos, a lembrar mato, pinhal. Também aparecem flores no meio de ligeiro fumo.
Boca com bom corpo e uma bela acidez. Tal como no nariz, a fruta parece calma, sem exageros, com a envolvência de flores e ligeiros balsâmicos. Bom final, longo e complexo.
Temos aqui um belo Dão. Um vinho com boa complexidade, muito elegante, sem exageros, com tudo no sitio. Este vinho faz-me lembrar a capacidade e potencial do Dão. Pena serem os de fora os primeiros a verem isso. Um vinho que está abaixo dos 10 euros. 16,5.
publicado por allaboutwine às 04:47 | link do post