Terras do Avô branco 2008

Temos aqui mais uma novidade no mercado dos vinhos. Um vinho que nos chega da Madeira, mais propriamente do Seixal, concelho de Porto Moniz (lado norte da ilha), do vitivinicultor Duarte Caldeira.

Empresa familiar (Duarte Caldeira e Filhos Seixal Wines Lda.), com tradição nesta região da Madeira, lança agora este branco feito unicamente com a casta Verdelho. São cerca de 5000 garrafas, que chegam ao público com um preço a rondar os 10 euros.
A casta está bem patente no aroma, com notas de fruta tropical madura, com especial destaque para abacaxi e kiwi maduros. A fruta continua o seu desfile mas desta vez num sentido mais citrino, com toranja e limão. Tudo num perfil um pouco contido. Mineral e um pouco fumado.
Na boca entra com bom corpo e sente-se uma bela acidez. Continua marcado pelas notas de fruta tropical e citrina, bem acompanhado por notas mais minerais, que lhe transmitem uma certa austeridade. Final longo e muito fresco.

O vinho começa por impressionar pela cor, um amarelo carregado. A fruta do Verdelho está lá, mas num registo contido. Muito equilibrado e harmonioso, bom corpo, que está bem aconchegado por uma bela acidez. Gostei do vinho. 16.
publicado por allaboutwine às 03:29 | link do post