Quinta da Alorna Touriga Nacional 2008

A Quinta da Alorna é um dos principais players da região Tejo. Com a direcção enológica a cargo de Nuno Cancela de Abreu a empresa deu um salto qualitativo nos seus vinhos. Temos então produtos com qualidade e a preços mais que justos. É uma referência da região.
Este vinho que temos em prova é um vinho feito para exportação, um varietal de Touriga Nacional e com algum estágio em madeira. A Touriga Nacional pode e deve ter um papel importante na conquista dos mercados exteriores. É uma casta com qualidade evidente, diferente das restantes e com enorme potencial. Há que apostar nela, mas com vinhos de qualidade, com vinhos que enalteçam a casta. Foram feitas 10.000 garrafas e "enrolhadas" com rosca metálica (screwcap). Temos assim um vinho com cor escura. Aroma intenso com notas florais que estão acompanhas por fruta, que nos faz lembrar groselhas e morangos. Alguma tosta e ligeiro toque metálico. Boca com bom volume e com acidez mediana. Marcadamente floral, com toque de fruta vermelha e tosta. Final mediano com alusões à casta.
Temos aqui um vinho com um perfil que dificilmente não diríamos que era um Touriga Nacional. Muito floral, com alguma fruta, redondo e com alguma complexidade. Um bom vinho para quem quer explorar e conhecer a casta. Não o veremos por cá, espero que muita gente o veja lá por fora. 15,5.