Quinta do Carvalhão Torto Jean / Alfrocheiro tinto 2004


Quando em Setembro de 2009 fui à feira do vinho de Nelas, a Quinta do Carvalhão Torto foi um dos produtores cujos vinhos mais me impressionaram.
As vinhas e adega do produtor são em Nelas, mesmo à entrada da cidade. Curioso, pois já passei várias vezes nessa estrada e nunca me tinha apercebido do tesouro que ali está. É um empresa familiar que decidiu criar a sua prórpria marca e engarrafar os vinhos. E em boa hora o fez, pois são belos vinhos, com uma visão muito prórpria do Dão, com muita qualidade. Aliás, segundo o produtor, os vinhos ficaram desde logo muito bem classificados em concursos, o que não deixa de ser bom para o começo de um projecto.

Depois de prova na feira de Nelas, tenho oportunidade de os provar de novo, agora em casa, agora com toda a atenção que eles merecem.

Este vinho da colheita de 2004 foi feito com duas castas tradicionais da região, duas castas que gosto bastante, duas castas muito mal aproveitadas no Dão, o Jaen e o Alfrocheiro.
Nota-se já uma evolução no vinho, tanto na cor, com uma vermelho escuro a fugir para o tijolo, e também no aroma, com notas de fruta passificada, figos secos, bem amparada por aromas minerais, terra húmida. Algum chocolate de leite e tabaco. A boca tem bom volume e uma acidez que chega para amparar a fruta doce, em passa. Temos ainda o tabaco, que marca um pouco um final com bom prolongamento.

Um vinho bem curioso, com evolução notória, com qualidade, mas onde talvez falte um pouco mais de acidez, de vida na boca. Um aroma que apetece cheirar, doce sem ser enjoativo, com tudo muito bem controlado. Está muito bom para ser bebido nesta altura. Um vinho a conhecer. 16.
tags: ,
publicado por allaboutwine às 10:48 | link do post | comentar