Grandes Quintas tinto 2007


Temos aqui mais uma novidade vinda do Douro, da Sociedade Agrícola Casa d'Arrochella, sita em Vila Nova de Foz Côa. Com cerca de 115 hectares de vinha no Douro Superior, este produtor que também lança uma marca de azeite de grande qualidade (também ele Grandes Quintas), entra no mercado com dois vinhos tintos, um colheita e um reserva, ambos de 2007. A enologia está a cargo de Luis Soares Duarte, criador de alguns dos melhores néctares de Douro.

Para o  Grandes Quintas Colheita 2007 foram usadas as castas Touriga Nacional (60 por cento),  Touriga Franca e o Tinta Barroca. Da vinha do Vale de Canivens nas margens do Rio Douro, vieram ainda a Tinta Amarela, a Tinta Roriz e a Touriga Nacional. Estagiou durante 17 meses em cubas de inox e 4 meses em barricas de carvalho francês.
Resultou num vinho com uma cor escura, violácea.
Aroma com boa intensidade e aprazível. Notas de fruta fresquíssima, onde temos a framboesa, a cereja e a ameixa. Chocolate preto e fundo mineral. Toque floral e abaunilhado.
Boca de bom volume e com boa acidez. É elegante, frutada, com toques de chocolate e flores. Final longo e guloso.

Gostei deste vinho. Muito bem feito, moderno, com muita e boa fruta, com toques gulosos de chocolate e baunilha. Impossível não gostar. Um começo auspicioso. 16.
publicado por allaboutwine às 13:13 | link do post | comentar