Couteiro-Mor Summer 2008

Uma novidade do produtor alentejano de Montemor-o-Novo, detentor de algumas das marcas mais conhecidas do mercado, como Couteiro-Mor e Vale de Ancho.
Já por muitas vezes referi o meu apreço pelos vinhos desta casa, pela sua excelente relação entre o preço e a qualidade apresentada, principalmente na gama Couteiro-Mor. São vinhos muito bem feitos e com preços que muitas vezes não atingem os 3 euros na prateleira. Em tempo de crise, o que poderemos crer mais?
Como o próprio nome indica, o vinho, da colheita de 2008, foi lançado para o verão de 2009, com o objectivo de ser parceiro das nossas petiscadas e mesmo para ser consumido a solo. A imagem está muito apelativa, fazendo-nos mesmo suspirar pelo tempo mais quente. Provei-o já o frio batia à porta, mas nem assim o vinho me deixou ficar mal, como iremos ver.
Feito essencialmente com Arinto, tem breve passagem por madeira.
Tem uma cor amarelo citrino.
Aroma com boa intensidade, onde as notas de fruta citrina marcam o aroma. Temos muito limão e lima, com a companhia de ananás em calda. Toque floral e ligeiro fumado.
Boca com corpo mediano e com uma bela acidez. Continua muito citrino, com toque de fruta tropical.
Final comprido e com uma bela acidez citrina.
Temos aqui um vinho muito muito bem feito, onde a passagem por madeira não marcou nada o vinho, sentindo-se apenas um ligeiro fumado, mas antes amparou muito bem a fruta intensa, arredondando a dando volume ao vinho. Funciona muito bem e mostra-se muito apelativo na prova. Esperemos pelo 2009, e este sim, a ser bebido na sua altura devida, com um cenário mais solarengo e quente. 15,5.
publicado por allaboutwine às 02:59 | link do post | comentar