McGuigan Estate Shiraz tinto 2008


Ouvimos muitas vezes dizer que alguns vinhos portugueses têm perfil "novo mundo", principalmente quando falamos de vinhos alentejanos. Bem, só mesmo provando os tais vinhos vindos de fora é que conseguimos comprovar isso e para tal, nada melhor que um Shiraz australiano.

Devemos dizer que a adopção da casta foi perfeita e hoje conhecemos (pelo menos de nome) grandes vinhos australianos feitos com o Shiraz (Syrah em França, o seu país de origem). Quem não sente vontade de provar, de os conhecer? Devo confessar que estes vinhos fascinam-me.
Este vinho em prova custou-me pouco mais de 6 euros, parece-me ser gama de entrada do produtor.
Tem uma cor escura, violácia. Grande juventude no aroma, com notas de fruta preta, principamente ameixas, tosta, algum chocolate e pimenta preta. A boca é encorpada e com uma boa acidez. Tosta e fruta, tal como encontrámos no nariz. Final com bom comprimento e frutado.

Bem, podemos dizer que é um bom vinho, bem feito. Também podemos dizer que encontramos no Alentejo exemplares destes e mais baratos, não precisamos ir busca-los lá fora, já que são praticamente iguais.
Foi uma prova muito didática, pois assim comprovei a qualidade dos nossos vinhos com este perfil. 15,5.
publicado por allaboutwine às 14:04 | link do post | comentar