Perene tinto 2007

Em prova temos um vinho do Douro da Quinta de Sta. Eufémia. Não o conhecia mas chamou-me a atenção a bonita imagem. Como o preço era acessível, cerca de 4 euros, trouxe-o para casa.
Os vinhos portugueses começam a chamar a atenção também pela sua imagem, e isso é importante. Os olhos também bebem e este caso é um bom exemplo disso.
A Quinta de Sta. Eufémia foi fundada em 1894 por Bernardo Rodrigues de Carvalho, fica localizada na margem esquerda do rio Douro a uma altitude de 300 metros entre Peso da Régua e Pinhão, em pleno vale do Douro. São 40 hectares de vinha, gerados por entre socalcos de xisto, dos quais 80% se encontram mecanizados com as castas Tinta Barroca, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinto Cão, Tinta Amarela, e 20% em sistema tradicional com as castas brancas Malvazia Fina, Malvazia Rei, Moscatel Galego e Cerceal.
A marca Perene é a gama de entrada do produtor, que tem como topo de gama o Viseu de Carvalho Grande Escolha. Além dos vinhos de mesa existem os Vinho dos Porto, principalmente os brancos Reserva e os Tawnies.
Este Perene 2007 foi feito com as castas Tinta barroca, Touriga Nacional e Tinta Roriz.
Tem uma cor de concentração média/alta. Aroma de boa intensidade, onde sobressaem notas frutadas a lembrar morangos, cerejas e amoras. Temos ainda chocolate preto, ligeira baunilha e café em grão. Toque mineral. Boca com bom corpo e boa acidez. Cheia de sabor, onde se destaca a fruta, em companhia de baunilha, muita baunilha. Final longo e abaunilhado.
Este vinho começou muito bem no nariz. Boa complexidade, aromas apelativos. Na boca piorou. Está muito marcada pela baunilha e isso chega a enjoar. Penalizo-o por isso, porque poderia ir um pouco mais longe. 15.
publicado por allaboutwine às 04:37 | link do post | comentar