Xisto 2004

A marca Xisto foi criada, segundo os seus mentores, para fazer um grande vinho com as castas do Douro, um vinho que mostre estrutura e complexidade, que possua o poder e o sol de Portugal conjugados com a elegância de Bordeaux. Um projecto de duas personalidades, Jorge Roquete e Jean-Michel Cazes, que decidiram criar uma grande vinho que fosse marcado pelas características naturais do Douro e pela experiência dos Cazes que fazem vinhos em Bordeaux há cerca de um século.
A enologia é feita por Manuel Lobo e Daniel Llose, as uvas são da Quinta do Crasto, que para este vinho juntaram as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Estagiaram 18 meses em barricas de carvalho francês.
A cor é vermelha escura. Aroma intenso, com notas de fruta vermelha a lembrar framboesas, cerejas e algum morango. Chocolate de leite e ligeiro caramelo. Algumas notas de folha de tabaco.
Tudo sobre fundo floral. Boca com bom volume e bem fresca. Mantém a fruta e as notas a chocolate e caramelo. Algum floral. Final longo e cheio de sabor.
Um vinho que alia a gulodice de notas mais adocicadas com os aromas mais florais e frutados tipicos do Douro. Muito boa complexidade, algo diferente da primeira colheita, esta mais mineral e floral, mas num perfil que dificilmente não agradará. Belo vinho. 17,5.
publicado por allaboutwine às 13:02 | link do post | comentar