Athayde Grande escolha 2007

Temos aqui uma novidade vinda do Alentejo, mais uma. Ficamos apreensivos com a expansão de novas marcas neste momento de crise e sabendo das queixas dos produtores que não conseguem escoar o vinho, é realmente um grande risco entrar neste mercado.
Também não deixa de ser gratificante o aparecimento de projectos com nível, com qualidade, e nisso, o Alentejo é pródigo.
De Montargil vem o produtor de nome Monte da Raposinha. Um Monte com cerca de 6h de vinha própria com cerda de 5 anos e mais 16h alugados. A enologia está a cabo de Carlos Magalhães.
Os vinho que estão no mercado são os Monta da Raposinha tinto, branco e rosé. Acima destes está o vinho em prova, o topo de gama do produtor.
Feito essencialmente com Syrah e Alicante Bouschet, tem também na sua composição Aragonês e Touriga Nacional. Estagia 12 meses em barricas de carvalho francês.
Tem uma cor granada escura de belo efeito. Aroma muito guloso, onde se sentem notas de cedro, menta, baunilha e chocolate. A fruta aparece sob forma de amoras, cerejas e ameixas. Ligeiro mineral. A boca é encorpada, com muita fruta, mas com uma bela acidez que lhe tansmite grande frescura. Final longo e complexo.
Bem, só posso dizer que novidades destas são muito bem vindas. Um vinho muito bem feito, complexo e muito guloso, mas sem perder a frescura. Um 2007 que está muito bom para se beber neste momento, mas que durará uns anitos na garrafa.17.
publicado por allaboutwine às 12:29 | link do post | comentar