Quinta das Marias tinto Lote 2006

Peter Viktor Eckert é um suiço radicado em Portugal. Amante do bom vinho, decidiu investir no Dão e comprou a Quinta das Marias. Hoje é um dos principais impulsionadores da região, com vinhos muito apelativos, numa mescla entre a finura dos vinhos do Dão e a modernidade. Um produtor que está em alta, com vinhos cheios de qualidade numa região em crescendo.
Este vinho em prova teve uma colheita manual em caixas de 20 kg, desengaço das uvas. Fermentação e maceração em lagares de granito com pisa. Fermentação maloláctica e estágio de 11 meses em barricas de carvalho francês (Allier) e americano. Um terço dos pipos são novos, um terço no segundo e um terço no terceiro ano. As castas deste 2006 são a Touriga-Nacional, Tinta-Roriz e Jaen.
Tem uma cor rubi escuro. Aroma com boa intensidade. Notas florais a lembrar violetas, juntamente com a fruta tipo cerejas e amoras. Baunilha e ligeiro chocolate. Boca com bom corpo e bela acidez. Boa convivência entre a fruta, a baunilha. Toques achocolatados. Bom final, frutado e guloso.
Um vinho que impressiona pelo seu conjunto, muito apelativo, com toque moderno mas com a elegância desta região. Gostei do estilo, que para mim é um belíssismo vinho dentro desta gama de preço, 6 euros. Recomendo vivamente. 16.
publicado por allaboutwine às 13:35 | link do post | comentar