Azul Portugal (Dão) Reserva tinto 2005

Vinho produzido por Anselmo Mendes, na sua incursão nos vinhos do Dão com a marca Only, cuja enologia é também do próprio. Um tinto feito com Touriga Nacional e Tinta Roriz e que teve uma fermentação com temperaturas controladas e posterior estágio de 6 meses em barricas de carvalho francês.

Tem uma cor granada escura.
Aroma intenso, com entrada forte dos balsâmicos típicos da região (caruma, resinas). Depois passamos a sentir a fruta, toda ela elegante e com lembranças de morangos e framboesas e um curioso toque de frutos secos, com alguns figos em passa. Um lado mais guloso com baunilha e chocolate. As flores aparecem no fim, algumas delas secas.
Boca com corpo mediano, uma bela acidez e com os taninos activos. A fruta aparece de novo muito elegante, sem qualquer sinal de excessíva maturação, tal como o lado mais floral e as notas mais resinosas. Bom final, com ligeira secura.

Temos aqui um vinho muito bem feito, com perfil típico da região. É um vinho muito elegante, com uma frescura que nos puxa para a mesa, que cria água na boca. Um belo exemplar do Dão. 16.
publicado por allaboutwine às 05:30 | link do post | comentar