Dolium Reserva 2004

Vinho alentejano e marca própria do conhecido enólogo Paulo Laureano, que dá consultadoria e muitas e boas referêcias, quase todas elas alentejanas. Um reserva com 14% de volume alcoólico, elaborado com Aragonês e Trincadeira, um blend que a meu ver resulta muito bem em terras alentejanas e que dá grandes vinhos. Após estágio de 18 meses em barricas de carvalho e mais algum tempo em garrafa, sai para o mercado com uma bela cor rubi carregado. Intenso, apresenta notas balsâmicas a lembrar cedro, muita fruta como groselhas e cerejas. O estágio dá-lhe notas de café e achocolatadas e ligeiro tostado.
A boca apresenta-se gorda mas sem ser pesada devido á bela acidez. Taninos gordos e gulosos. Tem um perfil mais especiado, onde aparece a pimenta, o cravinho e a canela. No meio da fruta temos toques adocicados de caramelos e chocolate de leite.
Final longo, com boa complexidade.
Mais um belo vinho deste enólogo, de quem sou fã das suas criações. Ainda há tempos bebi um Mouchão 2002 e o vinho está sublime, com muitos anos pela frente. Este Dolium também está muito bom, cheio de raça. Muito equilibrado, onde se nota a excelente madeira onde estagiou a par da fruta elegante. Muito bem. 17,5.
publicado por allaboutwine às 11:11 | link do post | comentar