La Gitana Manzanilla

La Gitana é o Jerez Manzanilla mais conhecido de Espanha, da região da Andaluzia. É um vinho perfeito para aperitivo ou para acompanhar entradas várias. O único problema com este vinho é aguentar em garrafa 12 meses após o seu engarrafamento. Por isso, temos de estar atento à data do engarrafamento para não termos uma decepção e o vinho estar demasiado oxidado.
Este vinho foi-me dado a conhecer por um amigo bloger, que tem na sua nota de prova uma bela apresentação de como se produz este tipo de vinhos. Leiam, é uma delícia.
A cor é amarelo pálido. Aroma intenso, com frutos secos a comandar as tropas. lembra cajus, amêndoas e também cristalizados. Continua com notas de iodo, maresia. Toque de mel e de baunilha. A boca é de médio porte e com bela acidez, seca. Permanecem os frutos secos, o iodo acompanhado de ligeira baunilha. Final longo e agridoce.
A minha estreia nestes vinhos. Não são nada fáceis, são diferentes de tudo o que já tinha provado. Depois de o provar, entendo a sua capacidade de acompanhar diferentes tapas, como é costume em Espanha. Melhor com comida do que a solo. 15,5.
publicado por allaboutwine às 12:55 | link do post | comentar