Olho no Pé Grande Reserva 2007

Novidade chegada do Douro, de um projecto pessoal do enólogo Tiago Sampaio que tem o nome de Folias de Baco. Um projecto muito jovem, com uma imagem no minimo curiosa, e que apela ao consumidor jovem, atento e ávido de novas experiências.
Os vinhos Olhos no Pé nascem de vinhos com altitudes médias entre os 500/600m. Cotas altas que originam vinhos com frescura.
Para este vinho em prova, foram selecionadas entre as vinhas velhas, as castas Viosinho, Rabigato e Gouveio. Fermentaram em barrica, seguida de um estágio de 10 meses sobre as borras finas.
Tem uma cor amarelo citrino. Boa intensidade aromática, com notas tostadas e minerais. A fruta aparece na forma de pêra, algum limão e uma faceta mais tropical, como ananás maduro banana e maracujá. Ligeiro toque floral. Boca encorpada e muito fresca, com excelente acidez citrina. Belo final, longo e fresca.
Um belo branco do Douro, onde alia uma boa dose de fruta com uma excelente frescura e mineralidade. Uma boa estreia, com um vinho com boa complexidade, num projecto com pernas para andar. 16,5.
publicado por allaboutwine às 12:34 | link do post | comentar