Quinta das Marias Encruzado Barricas 2007

A Quinta das Marias está situada entre os rios Dão e Mondego e sobre solos graníticos, caracteristicos da região. É um dos casos sérios do Dão, um dos produtores que está a ajudar a região a voltar a ser grande, com grandes vinhos, tanto brancos como tintos. Nos tintos temos as habituais castas, como a Touriga Nacional, a Tinta Roriz, o Alfrocheiro e o Jaen. Nas brancas temos principalmente o Encruzado. Tem lançado grandes vinhos no mercado, entre brancos com e sem estágio em barricas, e tintos de grande gabarito como o Touriga Nacional e o Garrafeira.
O branco em prova é a versão 2007 do Encruzado com estágio em barricas. Tem uma cor amarela citrina e um aroma de bela intensidade e muito fino. A fruta aparece ácida, citrina, com muitas notas de limão e lima, ligeiro marmelo. Frutos secos torrados e bafo de flores brancas. Tudo isto sobre fundo mineral, tostado. A boca tem bom volume, excelente acidez, plena de fruta citrina, ácida, bem casada com os abaunilhados e tostados da barrica. Final longo e muito fresco.
É um belo exemplar da casta e do que ela pode dar. A madeira onde estagiou não se sobrepõe à fruta, mas que ainda melhorará com o tempo em garrafa. Um branco com futuro, mas que já dá uma bela prova. 17.
publicado por allaboutwine às 14:30 | link do post | comentar