Quinta dos Quatro Ventos tinto 2006

Continuamos na Aliança, agora no Douro na região de Numão, Douro Superior. É lá que fica a Quinta dos Quatro Ventos, uma quinta centenária, pertencente à Aliança. São 45 hectares plantados com s castas tradicionais. Temos Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Franca e Tinta Amarela. Daqui saem os vinhos Foral e Quinta dos Quatro Ventos, ambos colheita e reserva. Aqui provamos o colheita 2006, um tinto feito com Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional. Estagia 12 meses em barricas novas de carvalho francês e russo. Nota ainda para a quantidade produzida. São 100.000 garrafas deste vinho, um número bem elevado para o panorama português e principalmente pela qualidade que apresenta colheita após colheita.
Tem uma cor escura.
Aroma intenso, onde se destacam as notas de fruta escura a lembrar ameixas, amoras e ginjas. O ambiente é tostado de onde aparecem, algo escondidas, notas de flores a embelezar o conjunto.
Boca gorda e com boa acidez. Boa fruta, elegante, a confirmar o aroma. Fumados, tosta e algumas flores dão forma e complexidade ao conjunto. Final longo e bastante apetecível.
Temos aqui um vinho com uma bela complexidade, num conjunto bem composto, elegante, fino. Com um preço a rondar os 10 euros, é uma escolha certa para quem quer qualidade elevada sem gastar muito dinheiro. Venham mais vinhos assim. 17.
publicado por allaboutwine às 13:42 | link do post | comentar