Obsessão tinto 2004



Obsessão é o novo vinho tinto do produtor Altas Quintas. É um vinho qe será produzido apenas em anos de características excepcionais, como foi o caso de 2004, ano em que saem os primeiros vinhos da casa. O objectivo deste vinho, deste topo de gama, será revelar o melhor, a essência Altas Quintas.
Não tendo sido um ano particularmente extraordinário no Alentejo, a localização das vinhas, a 600mts de altitude na Sera de São Mamede, permitiram que 2004 fosse um ano excepcional para o produtor, que após o lançamento do Altas Quintas Colheita, Altas Quintas Reserva, sai agora, e após 5 anos, o expoente máximo da casa.
Produzido a partir das castas Alicante Bouschet e Trincadeira, colhidas manualmente e seleccionadas por duas vezes, e com um longo estágio em barricas novas de carvalho francês. Antes de sair para o mercado, ainda passa 3 anos de amadurecimento em garrafa.
Tem uma cor rubi escuro, concentrado.
Aroma intenso, onde se nota a fruta concentrada, que lembra cerejas, ameixas. Num ambiente balsâmico, com resinas, caixa de charutos, aparecem notas minerais, de tosta adocicada.
Boca muito encorpada e com uma excelente acidez. Mantém a qualidade da fruta que encontrámos no nariz, acompanhada de balsâmicos, minerais, tosta. Final longo e muito complexo.
Temos aqui um grande vinho, com uma estrutura impressionante, acompanhado de uma grande frescura, o que nos diz que teremos a sua companhia durante longos anos. Tem uma complexidade que nos faz meditar, que nos faz falar com ele sem pressas. É um prazer poder beber vinhos destes. Um grande vinho em qualquer parte do mundo. 18,5.
publicado por allaboutwine às 04:36 | link do post | comentar