Quinta da Cassa tinto 2007

A Quinta da Cassa situa-se na margem esquerda do rio Douro, neste caso no Douro Superior. Um projecto recente, com vinhos cheios de qualidade e com preços que não assustam ninguém.
Desde a colheita de 2005 que os seus vinhos se apresentam com outra cara e que, a meu ver, para bem melhor. Em garrafa estilo Borgonha e com um rótulo de extremo bom gosto.

Segundo o produtor, só entram nesta marca as uvas com maturação perfeita, condições ideias para a produção de vinhos elegantes, objectivo da casa. A enologia está a cargo da VDS (Vinhos Douro Superior).
Esta colheita de 2007 foi feita com as castas Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Estagiou em barricas de carvalho.
A sua cor é rubi bem carregado.
Aroma intenso, que nos transmite desde logo uma sensação de bem estar, com um perfume abaunilhado por entre notas de fruta ácida a lembrar framboesas. Encontramos ainda aromas minerais e de cacau em pó.
A  boca tem um bom volume e excelente acidez. Muito fina, com a fruta muito bem conjugada com a madeira, onde se nota a baunilha sem ser excessiva e uma firme base mineral. Final longo e equilibrado.

Gostei imenso deste vinho. Sem ser um portento de complexidade, não o é, é um vinho muito equilibrado, com a fruta elegante, madeira bem integrada e acima de tudo com uma grande frescura. De perfil moderno mas sem perder as suas referências, é uma aposta ganha. Deu-me muito prazer. 16.
publicado por allaboutwine às 03:10 | link do post | comentar