Cabreo La Pietra branco 2004

Para saciar a minha curiosidade, gastei uns trocos num vinho que há muito queria provar. Um Chardonnay da Toscânia, muito conceituado internacionalmente e que está no top dos brancos italianos.
Foi arriscada a compra de um branco de 2004 que, apesar de estar bem acondicionada, não saberia aquilo que iria encontrar. Mas o risco faz parte da vida de um enófilo, não é verdade?
Este vinho é feito com a casta Chardonnay e estagia 12 meses em barricas de carvalho. Pelo menos passa 6 meses em garrafa antes de sair para o mercado.
Cor amarela intensa.
Aroma com boa intensidade e com muitas notas químicas a lembrar plasticina a juntar às tradicionais notas de manteiga fresca. Em ambiente fumado e mineral, aparecem notas de biscoito de laranja e ananás bem maduro.
Boa gorda e (ainda) com boa acidez. Confirma o nariz. Sentimos sabores químicos e amanteigados, na companhia de fruta muito madura e fumo. Final longo e complexo.
Uma bela surpresa. Temos aqui um vinho com uma boa evolução mas que está no ponto (ou mesmo já em fase decrescente) parta beber. Dá muito prazer, mesmo bebido sem acompanhamento, somente degustando a sua complexidade. Com um pouco mais de vivacidade e seria um caso muito sério. 17.
publicado por allaboutwine às 14:45 | link do post | comentar