Quinta do Vesuvio tinto 2007

A grande novidade dos últimos tempos no panorama vínico português. Um vinho de uma das mais emplemáticas quintas do Douro, o Vesuvio.
Segundo o produtor, "A Quinta do Vesuvio é a mais espectacular das Quintas do Douro. Localizada nos limites orientais selvagens e serenamente belos do Douro Superior, 120 quilómetros a leste da cidade do Porto e a 45 quilómetros de distância da fronteira com Espanha, a Quinta do Vesúvio ergue-se sozinha na imensidão absoluta da paisagem. A Quinta do Vesúvio foi implantada na primeira zona vitivinícola da região demarcada do Vinho do Porto, a mais antiga região vitivinícola demarcada do mundo, cujos limites foram estabelecidos em 1756. Esta grandiosa propriedade domina um sítio espectacular na margem sul do rio Douro, entre os castelos de Numão e Lavandeira, edificados para controlar o curso do antigo rio nos séculos XI e XII. As suas extensas vistas são famosas e frequentemente utilizadas para descrever a fantástica beleza do Douro.
O formidável terroir da Quinta do Vesuvio é definido por uma combinação única e complexa de microclimas e características do solo, ideal para produzir as uvas utilizadas na confecção do Vinho de Porto e outros vinhos
."
Depois das marcas Altano e Chryseia, o grupo Symington lança os seus primeiro vinho de Quinta, o Pombal do Vesuvio e este vinho que temos em prova, ambos de 2007.
Feito com as tradicionais castas do Douro e estagiado em barricas de carvalho francês, cai-nos no copo um vinho de cor muito escura. Aroma intenso e algo vidrado. Grande frescura da fruta, com muitas cerejas, com grande concentração, fino e especiado. Boca muito encorpada mas com grande elegância e muito fresca. A fruta aparece concentrada, com toque minerais. Final de boca muito longo e complexo.
Este vinho impressiona pela sua complexidade, pela sua elegância, pela sua finura. Apesar da sua concentração, não perde a compostura e mantêm-se sempre altivo e aristocrata. Ainda está um pouco fechado, vai melhorar em muito em garrafa.
Um grande vinho do Douro, um grande vinho de Portugal. 18,5.
publicado por allaboutwine às 13:15 | link do post | comentar