Soalheiro Alvarinho Espumante Bruto 2005

Voltamos aos Soalheiros, desta vez aos espumantes. É mais em produto do produtor, que mais uma vez nos brinda com um vinho de qualidade superior.
É um Alvarinho em forma de espumante, que teve uma escolha criteriosa das uvas. Segundo o produtor "O mosto resultante desta selecção fermenta a temperatura controlada, obtendo-se o vinho base para espumante. Este vinho sofre, já em garrafa, uma segunda fermentação respeitando o Método Clássico. A permanência na cave, a temperatura baixa e constante durante vários meses permite que este Espumante mostre toda a delicadeza da casta Alvarinho, estando a fruta da casta mais persistente do que no Quinta de Soalheiro Espumante Super Reserva, onde o estágio em garrafa marcadamente longo acentua mais a elegância e persistência gustativa. Finda esta fase de fermentação e estágio, procede-se ao "degorgement", operação que permite a eliminação das leveduras existentes em garrafa e a substituição da cápsula metálica provisória pela rolha definitiva típica do espumante."
Disto resulta um vinho com cor citrina e bolha fina e persistente. Aroma intenso e frutado. Muitos citrinos a lembrar limão que tem a companhia de mineralidade e de fumados. A boca tem corpo mediano e é muito fresca, onde permanecem as notas de limão envolvidas em sabor mineral e ligeiro tostado. Final longo e fresco.
Temos aqui um espumante com alguma austeridade, numa faceta mais mineral do Alvarinho. Belíssimo para acompanhar pratos com alguma gordura devido a uma bela acidez e amplitude.
Belo espumante mas com um preço um pouco elevado, 15 euros. 16.
publicado por allaboutwine às 12:14 | link do post | comentar