Quinta das Baceladas tinto 2005

A Quinta das Baceladas é uma referência da Bairrada. Situada na zona de Cantanhede, esta quinta pertencente à Aliança, é uma das melhores relações entre o preço e a qualidade de Portugal. Geralmente custa menos de 10 euros e em qualidade não vira a cara a vinhos bem mais caros. Um perfeito exemplo do que teremos de fazer para vingar no mercado internacional.
As castas plantadas na Quinta das Baceladas são a Baga, Cabernet Sauvignon, Merlot e Tinta Roriz. Os vinhos, sob a batuta de Francisco Antunes e Pascal Chatonnet, aliam o lado mais tradicional e regional da Baga com um perfil mais internacional das restantes castas.
Este vinho é um exemplo disso. Ao melhor estilo bordalês, o Cabernet Sauvignon e o Merlos andam juntos, aqui acompanhados pela bairradina Baga. Estagiou 12 meses em barricas novas de carvalho francês.
Apresenta uma cor muito escura.
Aroma intenso. Notas tostadas, vegetal seco, terroso, especiarias a lembrar pimenta preta. A fruta aparece na forma e ameixas e mirtilos. Temos ainda notas de pimentão vindas do Cabernet e um ligeiro toque floral.
Boca encorpada e muito fresca. Fruta madura (ameixas), tostas, chocolate, especiarias (pimenta preta) e pimentão. Final logo e complexo.
Temos aqui um vinho que ainda está um pouco bruto, ainda muito jovem. Nota-se o perfil bordalês, apimentado, vegetal. Está com uma bela complexidade, boa estrutura, ainda com as partes por arrumar. Um bairradino para o futuro. 17.
publicado por allaboutwine às 11:55 | link do post | comentar