Herdade Grande Colheita Seleccionada branco 2008

Este é um dos brancos portugueses que tenho seguido com mais frequência. Um vinho com um preço bastante acessível e que prima pela qualidade, ano após ano, agora com a imagem renovada.
Chega-nos da Vidigueira, da Herdade Grande, o vinho que temos em prova. Um branco de uma zona indicada para os fazer, principalmente através da casta Antão Vaz, originária da região, tendo-se agora espalhado por todo o Alentejo. Uma Herdade com 350 hectares de área bruta, sendo 60 deles ocupados com vinha, grande parte com castas brancas.
Esta colheita de 2008 contou com as castas Antão Vaz, Arinto e Roupeiro e com passagem em inox e barricas de carvalho.
Apresenta uma cor amarelo citrino.
Aroma com boa intensidade, onde se nota a fruta de boa qualidade a lembrar maça, algum pêssego, geleias, uma toque mais tropical a kiwi e alguns alimonados. Tem um lado mais vegetal, a par de notas mais meladas.
Boca com bom corpo e com uma bela acidez. Continua a mostrar a fruta que encontramos no nariz, em conjunto com notas mais vegetais e um pouco meladas. Final longo e fresco.
Temos aqui um vinho que, na minha opinião, é quase imbatível com o preço de apresenta, cerca de 5 euros. Um vinho com boa estrutura e complexidade acima da média. Tem uma lado mais vegetal, um pouco mais pesado, que me desagrada, mas que no conjunto não marca muito o vinho. Mais um bom vinho deste produtor, que se afirma com escolha mais que certa no que toca a brancos. 16.
publicado por allaboutwine às 14:20 | link do post