Quinta do Lagar Novo (Wine O'Clock Lisboa)





A prova aconteceu no dia 19 deste mês ns garrafeira Wine O'Clock, em Lisboa. Estavam à prova os vinhos de um recente produtor de Alenquer, Estremadura, onde se situa a Quinta do Lagar Novo. É um projecto recente, as vinhas são de 2005, a primeira colheita foi em 2006 e está perto de sair para o mercado a de 2007. Uma curiosidade deste produtor é só ter uvas brancas, explicado pelo próprio que foi devido à especificidade do terreno que era propício a esta escolha.

Estiveram em prova dois vinhos da primeira colheita e um de 2007, que irá sair para o mercado brevemente. Nota ainda para a pequena produção no primeiro ano (2500 garrafas), aumentando nesta segunda colheita para 10000. São vinhas novas, muito jovens, que de ano para ano e segundo palavras do produtor, irão melhorar a qualidade dos vinhos.
Agora falando nos vinhos provados, começámos por o 5ª do Lagar Novo 2007. Um blend de Arinto, Chardonnay e Viognier. Um vinho alguma complexidade, ligeiramente frutado e muito fresco. Para acompanhar em grande o Verão. Depois provámos o Quinta do Lagar Novo Chardonnay 2006. Já o tinha provado no EVS, em Novembro. Mostra um Chardonnay bem casado com a barrica, onde se sentem sentem as notas amanteigadas e abaunilhadas caraterísticas destes vinhos, aliadas a uma bela acidez, refrescante. Belo vinho. Terminámos com o Quinta do Lagar Novo Viognier 2006. Tenho de dizer que ainda não me dei bem com esta casta. São sempre vinhos pesados, com fruta muito pesada (provávelmente é defeito e incapacidade minha). Este exemplar da casta agradou-me! Aliadado à fruta ligeiramente pesada, característica desta casta, surpreendeu-me com uma frescura inesperada, de salutar. Este tempo em garrafa fez-lhe muito bem. Ganhou complexidade e casou muito bem a madeira. Até à data, o melhor Viognier que provei.
Assim se passou uma hora, com bons vinhos e boa companhia.
publicado por allaboutwine às 13:14 | link do post | comentar