Quinta da Foz tinto 2006

Temos aqui uma novidade do Douro, do produtor PV. Um vinho proveniente da emblemática Quinta da Foz, situada na confluência do Rio Pinhão com o Rio Douro, pertencente à família Calém há mais de 150 anos.
Metade do lote é feito com Touriga Franca, sendo o restante dividido entre Touriga Nacional e Vinha Velhas da quinta. O mosto teve direito a pisa a pé e foi fermentado metade em barricas de carvalho e outra metade em cubas de inox. Após isso, estagia 15 meses em barricas de carvalho francês e sai para o mercado com um preço aproximado de 30 euros.
Tem uma cor violácea.
Aroma intenso, com notas florais, nem acompanhadas de fruta a lembrar cerejas e ameixas. Ainda temos notas minerais em conjunto de aromas provenientes do estagio, como cacau em pó, chocolate preto e pimenta preta.
Boca encorpada e com uma bela acidez. A fruta está bem envolvida em flores, chocolate preto e cacau. Fundo mineral. Final longo e complexo.
Temos aqui um vinho com uma boa complexidade, num perfil muito próprio do Douro. Muito fino, elegante, nada de extrações, tudo muito bem envolvido. Tem estrutura e acidez para durar em cave, mas já se bebe muito bem. Uma boa aposta do Douro. 17.
publicado por allaboutwine às 13:45 | link do post | comentar