Couteiro-Mor Colheita Seleccionada tinto 2006

Não me canso de dizer que é um dos produtores alentejanos e mesmo a nivel nacional, com os vinhos de gama baixa/média com melhor qualidade.
Tudo começou em 1970, com a compra da Herdade do Menir, em Montemor. As uvas produzidas na herdade eram vendidas para Pegões e Borba. A partir de 1991, com uma parceria com o enólogo João Melicias, foi criada a marca Couteiro-Mor, numa altura em que o Alentejo estava-se a tornar numa região vinícola de referência. Além da marca Couteiro-Mor, foram criadas também a Dom Gabriel e o Vale de Ancho, o topo de gama da casa.
Este vinho em prova (agora com nova imagem) foi feito com as castas Aragonês, Trincadeira, Castelão e Alicante Bouschet e estagiou 4 meses em barricas de carvalho francês.
Tem uma cor rubi concentrada. Aroma com boa intensidade, com notas de fruta a lembrar framboesas e morangos ácidos. Ligeiro floral companhado de baunilha e ligeiro toque de café. Boca de corpo mediano e boa acidez. É frutada e com ligeiro floral. Bom final.
Mais um vinho deste produtor com uma qualidade muito boa. Não é muito complexo, mas é bastante agradável e dá uma bela prova. Perfeito para o dia a dia. 15,5.
publicado por allaboutwine às 03:16 | link do post | comentar