Fritz Haag Brauneberger Juffer Riesling Kabinett branco 2005

Ando agora a começar a conhecer os vinhos brancos alemães, principalmente da região de Mosel. Depois deste último Verão ter provado alguns Dr. Loosen, comprei este Riesling depois de algumas boas opiniões de amigos e também para servir de acompanhamento de umas entradas.

Fritz Haag é um dos principais produtores da região de Mosel. Desde 1605 que existem registos da marca, ainda a cidade tinha outro nome, Dusemond. Ainda hoje, a vinha de 12 ha da Fritz Hagg é conhecida por "Dusemonder Hof".
Actualmente nas mãos de Oliver Haag, a casta Riesling, casta única no encepamento da casa, é muito bem tratada. São estonteantes os vinhos que de lá saem (e ainda não tive a sorte de provar os melhores!), muito elegantes, puros e complexos.

Impressionante é também a sua cor, citrina, muito límpida e cristalina.
Aroma com boa intensidade e que nos cativa logo com notas apetroladas bem combinadas com citrinos maduros e ligeiramente melados.
Boca com corpo mediano em com uma boa acidez. A doçura que ele tem envolve e arredonda muito bem o palato. Final com um bom comprimento e uma frescura ampla, que enche a boca com delicadeza.

O vinho deixou-me rendido. Por cerca de 15 euros podemos beber um branco muito elegante (isto é que é elegância!), cheio de finura. Deu-me prazer, foi dinheiro bem gasto. Que podemos querer mais? 16,5.
publicado por allaboutwine às 12:52 | link do post | comentar