Castello d'Alba Reserva branco 2008

Falo agora de um vinho que é bem capaz de ser um dos três brancos portugueses com mais qualidade com um preço abaixo dos 5 euros. Assim de repente, lembro-me do Pegões Colheita Seleccionada e do CARMIM Reserva. E sejamos sinceros, não existem muitos vinhos do Douro baratos e com uma boa qualidade. Eles estão bem mais a sul de Porugal. É a minha opinião.

Temos aqui um vinho que nos chega do Douro Superior. A ideia do produtor (VDS-Vinhos Douro Superior) foi fazer vinhos que reflectissem a região mas com um carácter modernos e com bons preços. Pensando nos vinhos que estão sob a chancela da empresa, acho que o objectivo está a ser cumprido. Belos vinhos a bons preços.
Feito exclusivamente com Códega de Larinho e também com Rabigato e Viosinho. A frementação fei feita em carvalho americano e francês com agitação de borras (batonnage), onde permaneceu em estágio.
Um vinho com uma cor amarelo vivo e com aroma intenso, com muitos citrinos (limão) e ligeira notas de abacaxi. Fundo marcadamente mineral e com toque abaunilhado. A boca é de médio porte e com uma bela acidez. Muito citrinos e vegetal amargo, mineral e baunilha. Final com bom comprimento e ligeiramente abaunilhado.

Poucas palavras me restam para falar deste vinho, além de constactar que está muito bem feito, perfeito para a mesa e principalmente com um preço muito aliciante, sempre abaixo dos 5 euros.Uma bela aposta. 15,5.
tags: , ,
publicado por allaboutwine às 13:05 | link do post | comentar