Altano Reserva tinto 2005

Temos em prova uma das marcas de vinho de mesa do Grupo Symington. A gama Altano.
A família Symington é orgulhosa proprietária de alguns dos melhores vinhedos no Norte de Portugal, incluindo várias quintas nas margens do majestoso Rio Douro. Uvas destas propriedades, detentoras da mais elevada classificação qualitativa do Douro - 'letra A' - são recebidas, escolhidas à mão e vinficadas na principal adega da Symington, Quinta do Sol, sobranceira ao Douro, resultando o Altano Reserva duma apurada selecção destas.
As castas que compõem este reserva são a Touriga Franca (75%) e a Touriga Nacional (25%). Este vinho foi engarrafado em Agosto de 2005 após um estágio de nove meses em barricas de 400 litros de carvalho francês e americano.
Resta dizer que comprei este vinho por 5 euros, quando ele custa perto de 15. Pergunto como isto pode acontecer. Quem ganha é o consumidor e neste caso, eu.
Cor rubi escura. Aroma intenso com muita fruta, a lembrar groselhas, morangos maduros, alguns figos secos. Tem especiarias a lembrar pimenta preta. Aparece também chocolate preto, e um lado mais floral, com estevas. Fundo mineral. Boca encorpada e com boa acidez. Fruta com toque de cheesecake, chocolate e um toque floral. Final longo e saboroso.
Temos aqui um belo vinho, saboroso, complexo, já com tudo no lugar. Prontíssimo a beber. Geralmente tem uma bela relação preço/qualidade, mas neste caso, por cerca de 5 euros, é imbatível. 16,5.
publicado por allaboutwine às 03:01 | link do post | comentar