Altano 2006

Este vinho é um produto de um dos grandes produtores, se não o maior, de vinho do Porto, o Grupo Symington. A Quinta do Tua, Quinta das Lages, Quinta do Vesúvio e agora a Quinta do Vale Perdiz, são algumas das propriedades deste grupo. Destas quintas saem os dos melhores vinhos fortificados do mundo, saem dos melhores vintages e tawnies de Portugal. Deixo como exemplo o Dow's, o Quinta do Vesúvio, o Graham's. Em 1999 começaram o caminho na produção de vinhos DOC Douro. Têm como marca própria o Altano, e em parceria com Bruno Prats um dos ícons dos novos vinhos do Douro, o Chryseia e como segundo vinho, Post Sriptum.
O vinho em prova é a gama de entrada do produtor, já que tem a sua versão Reserva. É um vinho com um excelente preço no retalho, 2,60€, tal como o Reserva, com o preço de 12€. Esta versão de 2006, feito com as castas Tinta Roriz e Touriga Franca, apresenta uma cor rubi escura. Aroma com intensidade média/alta. Notas de fruta vermelha madura a lembrar morangos e ginjas. A para da fruta vêm as flores, diversas e frescas. Café torrado e ligeiro chocolate. A boca tem corpo mediano, boa acidez e taninos redondos. Tal como no aroma, sente-se a fruta madura e a flores. Toque achocolatado. Bom final, frutado.
É um excelente vinho para o dia a dia, com um belo preço. Tem ligeira complexidade e algum poder de sedução. É um daqueles que não engana. 15,5.
publicado por allaboutwine às 11:11 | link do post | comentar