Adegaborba.pt Reserva tinto 2005

De volta ao Alentejo e a um vinho que está na sua segunda edição. Depois da estreia em 2004, e pode-se dizer que foi um estreia em grande, com o vinho a entrar logo para o topo e ombrear com os topos do Alentejo, provamos então a versão 2005 que é a que está no mercado.
O vinho foi feito com as castas de vinhas velhas da região, onde temos a Trincadeira, com cerca 75%, Cabernet Sauvignon, com 15% e ainda 10% de Alicante Bouschet. Estágio em barricas de carvalho francês e americano durante 12 meses e mais 12 meses em garrafa.
Tem uma cor escura. Aroma intenso, com notas de fruta compotada, amoras, ameixas. Temos ainda chocolate, folhas de tabaco, ligeito toque vegetal a lembrar pimento verde. Boca encorpada e com uma bela acidez. Frutada tal como o aroma, acompanhada de ligeiras notas de pimento, tabaco, caixa de charutos, chocolate em pó. Final longo e guloso.
Temos aqui um vinho com características típicas do Alentejo. Com boa complexidade e frescura. Por cerca de 10 euros podemos beber um vinho com qualidade e que certamente dará muitas alegrias à mesa. Muito bem. 16,5.
publicado por allaboutwine às 12:19 | link do post | comentar