Deu la Deu Alvarinho branco 2008

Escolhi um Alvarinho para passar um fim de tarde no Algarve. Um vinho que tenho acompanhado colheita a colheita, um vinho que normalmente tem bastante qualidade e um preço bem apelativo, 5/6 euros. Mais um bom produto da Adega de Monção que, segundo o produtor, é um dos vinhos mais vendidos da Adega.
Apelidado localmente o vinho do paraíso, tem por parte do produtor todos os cuidados. As uvas são seleccionadas à porta da Adega e após vinificação e estágio em inox, é engarrafado o vinho com posterior estágio em garrafa.
Tem uma cor amarelo citrino. Notas intensas de citinos a lembrar limão. Passa para outro tipo de fruta, com notas de maça, melão, pêra e alguma tropical, como manga e maracujá. Flores brancas a completar o ramalhete. Boca de bom corpo e uma bela acidez. Muita fruta, citrina e tropical. O final de boca é longo e muito fresco.
Comprei-o numa promoção (como eu gosto delas!) no Pingo Doce por menos de 4 euros. Com um preço destes, foi quase obrigação. Normalmente anda nos 5/6 euros, o que não deixa de ser uma boa compra. Um vinho que faz jus à casta. Preveligia o lado mais frutado, mais tropical em detrimento da mineralidade e austeridade. Muito bem feito e prontissimo a ser bebido.16.
publicado por allaboutwine às 11:21 | link do post | comentar