Quevedo Colheita 1995


Provei aqui há tempos um tinto da Quevedo, um belo vinho sem dúvida. O que aqui provamos agora é um porto, talvez a principal actividade do produtor.
Estamos na presença de um porto datado, os chamado "colheita". Estes são vinhos de uma só colheita e que são envelhecidos em cascos por um período mínimo de sete anos, originando vinhos com amplitudes de cor que vão do tinto aloirado ao aloirado, dependendo da sua idade. Igualmente os aromas e sabores evoluem ao longo do tempo originando diversos estilos de Tawnies. São vinhos muito especiais e que podem chegar a preços muito elevados consoante a marca e idade do vinho.

Este Quevedo colheita 1995 é oriundo da principal propriedade do produtor, a Quinta Vale d'Agodinho, tendo envelhecido em cascos da carvalho francês durante aproximadamente 14 anos. Foi feito com a principais castas do Douro.
A sua cor é vermelha com laivos acastanhados.
Aroma intenso e com muita fruta em passa e licorosa, tais como figos secos e cerejas em licor. Algum chocolate e café um grão.
A boca é encorpada e com uma boa acidez. Continua marcado pela fruta, tanto em passa como em licor. Consegue-se sentir algum chocolate e também o café em grão. Final longo e frutado.

Temos aqui um bom colheita, novo, com a cor ainda bem viva e jovem. Não é muito complexo mas dá imenso prazer. Acompanha perfeitamente uns frutos secos como aperitivo e alguns queijos. Uma boa aposta neste tipo de vinhos. 16.
tags: ,
publicado por allaboutwine às 12:18 | link do post | comentar