Covela Escolha branco 2005

É um momento dos mais gratos dos enófilos. A descoberta de um vinho perdido o meio de centenas de garrafas num hipermercado, ainda por cima com um preço de cerca de metade do que geralmente custa. Queriam despachar o vinho e eu não me fiz rogado, trouxe umas tantas para casa.
É a colheita de 2005, o que me causou um pouco de receio, ainda para mais guardado nos armazéns em condições impróprias. Mas estes brancos são de barba rija, são vinhos que aguentam muito bem em garrafa. E assim provei um branco com 4 anos, um regional Minho devido às castas que tem e ao facto de estar nma zona já muito próximo do Douro mas ainda em zona minhota.
Este Escolha 2005 foi feito com as castas Avesso, Chardonnay e Gewuerztraminer. Estagia em cubas de inox.
Tem uma cor amarelo carregado. Aroma intenso com muitas notas fumadas e mineral. A fruta é madura e lembra maça assada e um lado mais citrino com limão. Alguma manteiga e notas de chá. Ligeiro vegetal cozido. Boca gorda e com uma bela acidez. Citrinos, mineral, algum fumo e vegetal. Final longo e muito fresco.
Temos aqui um verdadeiro achado. Um vinho com uma estrutura impressionante e uma frescura arrebatadora. Pleno de saúde. Pelo preço que me custou, cerca de 4 euros, é um vinho a não perder. Claro que poderá haver variações de garrafa mas não custa arriscar. 17.
publicado por allaboutwine às 07:05 | link do post | comentar